Saiba como escolher o teclado ideal para si

Alicia Barbara

Ter um teclado que se adequa às nossas necessidades pode ter um impacto enorme no nosso dia-a-dia, e podemos poupar bastante dinheiro ao saber aquilo pelo qual devemos procurar num teclado, quer seja em termos de funcionalidade quer em termos de qualidade e durabilidade.

Neste artigo, vamos falar sobre alguns dos fatores a que deve prestar atenção quando estiver a escolher o seu próximo teclado, bem como as diferenças entre os diversos tipos de teclados e as vantagens de cada um.

Fatores a considerar na compra do teclado

Tipo de teclado

Existem dois tipos principais de teclados, e têm características de tecla e durabilidade diferentes. São estes os teclados mecânicos e os teclados de membrana. 

Na verdade, apesar de poder parecer algo negligenciável, este fator tem impactos a longo prazo, seja na sensação que uma pessoa tem ao escrever com o teclado, no tempo de vida útil, o barulho que produz e a pressão necessária a ser aplicada nas teclas para que o sinal seja enviado. 

Teclado com ou sem fio

Este fator é um dos mais importantes na escolha do teclado. Irá ditar o seu nível de conforto ao longo do seu uso, mas também terá um impacto na forma como o usa. 

Um teclado sem fios aumenta sem dúvida o conforto de um utilizador, que o pode utilizar para interagir com o computador desde o conforto da cama ou desde qualquer ponto na divisão. Além de melhorar o seu tempo de lazer, faz com que os efeitos de ficar sentado durante muitas horas em frente do ecrã deixem de ser um problema. Apesar de alguns modelos serem alimentados a pilhas, a tecnologia evoluiu tanto que hoje em dia, a mesma pilha dura meses se usar o teclado entre 4-5 horas por dia.

Os teclados com fios mantêm-se competitivos ao serem mais baratos do que os sem fios, e ao permitir que o utilizador não se tenha de preocupar com a vida útil da bateria do teclado ou em ter de o carregar, ótimo para quem tem de trabalhar durante longas horas ou simplesmente usa o computador durante longos períodos de tempo.

Funcionalidades

Existe uma enorme variedade de teclados e, como tal, muitos diferem no número de teclas que têm e nas funcionalidades que trazem integradas. 

Muitos dos teclados vêm com uma secção numérica para tornar a tarefa de trabalhar com números mais fácil, mas alguns fabricantes optam por não a integrar. Alguns teclados vêm com teclas que permitem reiniciar o computador ou desligá-lo sem ter de ir ao menu Windows, outros têm teclas que permitem alterar o volume conforme desejar sem ter de o ajustar diretamente no computador ou nas opções e outros incluem também teclas que permitem ajustar a luminosidade do próprio ecrã. Muitas vezes acabam por incluir mais do que uma destas mesmas funcionalidades no mesmo teclado.

Estas funcionalidades podem muitas das vezes simplificar alguns dos processos fundamentais de trabalhar com um computador e ajudam-no a poupar tempo para se focar em tarefas mais importantes, mas, atenção, por vezes os teclados com um maior número de teclas podem ocupar uma área maior, portanto deve manter em mente o espaço que tem disponível e se de facto necessita mesmo destes extras, que também acabam por custar mais.

Diferenças entre os tipos de teclado

Teclado mecânico

Os teclados mecânicos são possivelmente os mais populares, costumam ter um tamanho superior em relação aos demais e produzem um som distinto ao carregar nas teclas. São chamados de teclados mecânicos devido ao sistema de molas metálicas que são comprimidas quando o utilizador carrega nas teclas e produzem o distinto som de *clack*. Este tipo de teclado distingue-se devido a não ser necessário aplicar uma pressão tão elevada na tecla para enviar o sinal. Isto resulta num ritmo de escrita mais elevado e, juntamente com a durabilidade natural do sistema de molas metálicas, acaba por ser o tipo de teclado mais adequado para quem trabalha intensamente com o computador. Um bom exemplo deste tipo de teclado é o teclado mecânico da DREVO

No entanto, este teclado também é favorecido por outro grupo em particular, os gamers. As teclas deste tipo de teclado oferecem feedbacks mais precisos e diminuem o tempo de reação em jogos devido ao nível de pressão inferior necessário nas teclas para enviar o sinal e por aceitar vários inputs ao mesmo tempo.

Teclado de membrana

Os teclados de membrana são, de longe, os teclados mais comuns. As teclas funcionam através de uma membrana com três camadas, compostas de silicone e borracha, que ao carregar na tecla, são pressionadas para baixo e fecham o circuito, enviando a instrução.

Estão sempre disponíveis a preços bastante acessíveis e são mais do que o suficiente para cobrir a grande parte das necessidades de quem utiliza um computador e, em contraste com os teclados mecânicos, produzem relativamente pouco ruído (o que é bom para quem fica facilmente irritado com o *clack* destes últimos). Infelizmente, o sistema de membrana requer que uma maior pressão seja aplicada nas teclas, o que pode levar a que uma pessoa se torne mais lenta a escrever e, para os gamers, por vezes o teclado pode não registar o input de uma tecla. Esta maior quantidade de pressão aplicada nas teclas também provoca uma maior taxa de problemas com as teclas. Teclas ficarem presas ou simplesmente deixarem de funcionar não são ocorrências incomuns, mas, para quem tem um orçamento limitado e que trate relativamente bem das teclas, terá seguramente um teclado que, embora inferior, certamente irá durar vários anos.