Saiba como escolher o scanner ideal para o seu escritório em casa

Alicia Barbara

Procura o melhor scanner para a sua empresa em casa ou para o seu pequeno escritório? Que características de scanner precisa e que modelo deve considerar?

Desde digitalizar documentos, fotografias, recibos de trabalho, cartões de identificação, certificados profissionais e testemunhos, a artigos de jornal, anúncios em revistas ou relatórios escolares, o céu é o limite quando se trata de coisas que se podem digitalizar! E há vários scanners disponíveis no mercado equipados para lidar com as suas tarefas diárias.

Mas a questão permanece... Que características de um scanner são mais importantes para um negócio doméstico como o seu?

Neste artigo, abordamos as principais questões a ter em conta quando comprar um scanner. Cobriremos também os diferentes tipos de scanners que pode escolher, bem como as suas características únicas.

O que é um scanner?

Um scanner é um dispositivo de entrada que funciona utilizando luz e ótica para converter uma imagem ou texto em papel para um formato digital para edição, exibição ou arquivamento no computador.

Para que precisa de um scanner?

No que toca à escolha do scanner certo, esta resume-se às necessidades e preferências do seu trabalho. Fotos e documentos são as coisas mais comuns que precisará para digitalizar, juntamente com recibos, artigos, cartões de visita, ou películas.

Se precisar de digitalizar coisas muito frequentemente ou se tiver várias páginas para digitalizar de uma só vez, é provável que procure scanners de documentos (também conhecidos como scanners de folhas de papel) — a maioria destes scanners são concebidos para serem equipamentos de grande volume de trabalho. Abaixo, iremos abordar mais detalhadamente os diferentes tipos de scanners.

Que tipos de scanners existem?

A gama de scanners disponíveis é bastante ampla. Consulte as opções abaixo para ver a que melhor lhe convém.

Scanner plano

Para fotografias ou material encadernado (por exemplo, um jornal ou relatório), um scanner plano funciona melhor. Estes scanners vêm com uma grande superfície de vidro sobre a qual se pode colocar o elemento a ser digitalizado. Também tendem a ser mais flexíveis, permitindo digitalizar páginas de livros, revistas ou artigos facilmente deterioráveis, como fotografias antigas.

Scanner de documentos

Ao contrário de um scanner plano, um scanner de documentos digitaliza apenas páginas de documentos e não pode ser utilizado para digitalizar elementos mais espessos, tais como livros. A maioria deste digitalizadores tem capacidade de digitalização em duas faces e um alimentador automático de documentos (ADF), o que dá a estas máquinas de digitalização de média-alta velocidade de processamento e eficiência.

Scanner de imagens

Se está no negócio de arquivamento e procura especificamente digitalizar imagens e fotografias, a sua escolha mais óbvia é optar por um scanner especializado em fotografia. Estes scanners tendem a fornecer características favoráveis à fotografia, ostentando uma alta resolução e a capacidade de digitalizar transparências ou negativos, para além das fotografias. Alguns vêm mesmo com o seu próprio software de edição para ajudar a editar digitalizações baseadas em imagens e remover pó e riscos.

Que software de digitalização irá utilizar?

A maioria dos scanners vêm com software de digitalização básico, por exemplo, os scanners da HP, que podem ser facilmente manuseados através da aplicação «HP Smart», que pode ser descarregada gratuitamente. Dependendo das suas necessidades de digitalização, as características de que poderá necessitar no seu scanner podem incluir:

  • Edição de fotos: permite a manipulação de imagens digitalizadas;
  • Reconhecimento ótico de caracteres (OCR): para traduzir texto digitalizado em texto editável;
  • Indexação de texto: para processar texto digitalizado que será pesquisado e classificado;
  • Documentos PDF pesquisáveis: para criar PDFs que podem ser consultados.

Para um scanner doméstico fiável e compacto, consulte o Brother ADS2400N. Este scanner inteligente de documentos não tem fios e simplifica as suas tarefas diárias de digitalização.

Como ligará o scanner ao computador?

Precisa de aceder a um documento ou imagem digitalizada num instante? Considere as diferentes opções de conectividade do seu scanner. 

Enquanto alguns scanners podem funcionar apenas com computadores, outros podem ser acedidos através de dispositivos móveis como telemóveis Estas opções de conectividade podem afetar a rapidez com que o scanner pode digitalizar para o seu dispositivo. Um cabo USB padrão será normalmente suficiente se estiver a ligar o scanner a um único computador. Contudo, se estiver à procura de um scanner a que várias pessoas possam aceder e utilizar, assegure-se de que tem capacidades Wi-Fi para que possa ser ligado à sua rede de computadores sem fios.

De que resolução e profundidade de cor é que precisa?

A menos que seja um designer gráfico, provavelmente não precisa de um scanner com os pontos mais altos por polegada quadrada (dpi) — mas sejamos honestos, uma boa resolução de digitalização é sempre agradável de ter! Dito isto, um dpi de 600-1200 é normalmente suficiente para a maioria das empresas domiciliárias.

E quanto à profundidade dos bits? Também conhecida como profundidade de cor, a profundidade de bits é o número de bits utilizados para determinar a cor de um único pixel - quanto mais bits disponíveis, melhor será a reprodução da cor do seu scanner. Para uma digitalização padrão a cores, uma profundidade que varie entre 24-36 deve ser suficiente.

Escolher o melhor scanner para utilização em casa ou no escritório dependerá das necessidades específicas da sua empresa em termos de digitalização. Fique atento às características que mais lhe interessam e deverá fazer uma boa escolha.