Como Escolher Um Aspirador

Alicia Barbara

Quando chega a altura de comprar um aspirador novo, nos dias de hoje, podemos contar com inúmeras ofertas no mercado, com todo o tipo de equipamentos dos mais variados modelos e a única pergunta que fica no ar é: Por onde começar a escolher? Um bom aspirador pode ser a peça essencial para manter uma casa limpa e feliz, no entanto, há vários aspectos a considerar primeiro, seja no tamanho, na sua capacidade, ou até qual o melhor modelo. Visto que um aspirador é um investimento e não é algo que se compre no dia-a-dia, é essencial ficar a par dos aspectos importantes destes mesmos. Sem mais demora, hoje, iremos dar algumas dicas sobre o que ter a considerar antes de fazer a derradeira escolha.

Com Saco ou Sem Saco?

Os aspiradores podem ser divididos em duas categorias: Os aspiradores de saco para o pó e os outros. Usualmente os aspiradores que se encontram à venda ou usam um saco ou usam um compartimento de plástico para acumular o lixo

Qual a Diferença Entre Estes Dois?

Antes de mais, há que compreender como é que estes funcionam, os aspiradores de saco quando usados, armazenam todo o lixo e pó para dentro de um saco que se encontra no interior do próprio aparelho, que no fim, são retirados sem precisar de uma limpeza, pois vão diretamente para o lixo.

No entanto, do outro lado da moeda, estão os aspiradores que não necessitam do uso de sacos. Estes já não usam saco e contêm um recipiente onde o lixo acumula, alguns usam até água. Em vez de usar um recipiente descartável, este já faz parte do próprio aparelho e só precisa de ser limpo após cada uso.

Vantagens e Desvantagens

Aspiradores de saco têm uma maior capacidade de armazenamento e muitos destes contêm filtros para ajudar a apanhar partículas pequenas e que podem causar alergias. No entanto, estes acabam por exigir a constante compra de sacos, acabando por ser um pouco mais dispendioso. Os aspiradores que não utilizam saco, a lavagem do recipiente é, usualmente, prática e fácil, no entanto, no caso de um filtro falhar, pode haver a necessidade de o substituir, havendo também uma maior probabilidade de o motor ter problemas.

Na altura de comprar, há que ter em consideração alguns fatores, como o espaço, as possibilidades, o tempo, e até mesmo o que considera mais funcional.

Aspirador robô - quais as vantagens?

Os aspiradores robôs estão a fazer cada vez mais aparições e têm sido um dos preferidos na altura de comprar um novo. Este é um aspirador que permite um certo descanso, não necessita que seja carregado de um lado para o outro e em muitos casos permite libertar tempo e poupar no suor.

À medida que os anos passam, estes pequenos robôs vão melhorando, vão evoluindo e cada vez têm mais funcionalidades para tornar a vida de quem o utiliza muito mais fácil. Limpar a casa nunca foi tão agradável como agora.

Vantagens e Desvantagens

Estes aspiradores, em comparação com os mais tradicionais, têm funcionalidades incomparáveis. Por exemplo, muitos destes aparelhos já podem ser controlados por smartphones, possibilitando-nos agendar a limpeza e estes irão fazer o trabalho sem que seja preciso estar em casa. Chega até a ser possível desenhar um mapa da casa e dos sítios onde se quer que o aspirador passe, e as barreiras que este não pode passar. Algo nunca visto antes.

No entanto, como tudo, têm as suas desvantagens. No caso deste, a principal é o preço, sendo que pode atingir valores muito altos. Para além disso, estes aspiradores robot não têm a rapidez nem precisão que um tradicional tem, podem levar muito mais tempo a limpar, sendo complicado para quando se tem alguma urgência em ter um espaço limpo.

Não há dúvida que são cômodos, práticos e evitam algumas dores de costas, sendo uma vantagem também para pessoas que têm horários muito rigorosos, estes poupam tempo e acabam por facilitar bastante a vida.

Importância do Filtro HEPA

O Que São Filtros HEPA?

O nome HEPA tem origem no acrónimo inglês que significa High Efficiency Particulate Arrestance, e são essencialmente filtros de ar com uma capacidade mais avançada e pormenorizada. Mas para que servem afinal?

Aspiradores + Filtros HEPA

Este é um detalhe a ter em conta na altura de comprar um aspirador. Um espaço fechado pode conter milhares de pequenas partículas invisíveis ao olho, que podem ser prejudiciais para respirar, principalmente para quem sofre de alergias e asma. Deixar arejar e limpar pode não ser o suficiente, há uma necessidade de desinfetar e tentar livrar o melhor possível destes pequenos intrusos. Estes filtros são muito importantes para garantir um ambiente e um ar mais saudável e limpo. A sua função é apanhar e prender até as partículas mais pequenas nas suas fibras, deste modo, o seu mecanismo funciona de maneira a não deixar escapar nada, tendo fibras para cada tipo de partícula, grande ou pequena. Pode dizer adeus as bactérias e olá a um ar mais puro.

Muitos aspiradores já contam com estes filtros, o que cria uma vantagem para quem sofre de alergias comuns. Por isso,na procura do aspirador ideal, há que procurar por este pequeno detalhe nas características.

Agora, é escolher!

Estas são apenas algumas dicas e detalhes que podem influenciar na compra de um aspirador. Existem muitos mais detalhes e fatores a ter em conta. Esperamos que tenha ajudado a compreender melhor este electrodoméstico e boa sorte!