Como escolher os auscultadores mais indicados para si

Walter Erico

Hoje em dia, muitos de nós usamos auscultadores pelo menos uma vez por dia, seja em casa ou no exterior, para ouvir música, podcasts ou vídeos. A qualidade de áudio é algo fundamental mas não é apenas o único fator que deve ser considerado ao comprar os seus novos auscultadores.

Neste artigo vou elaborar sobre alguns outros fatores que deve ter em consideração ao escolher o seu novo par de auscultadores e também dar algumas dicas sobre o que deve fazer se os quiser comprar online.

Fatores a considerar na compra dos auscultadores

Auscultadores com ou sem fios:Auscultadores com fios podem parecer desatualizados, velhos e limitam a mobilidade de quem os utiliza, além de poderem não ser muito práticos em público. 

Mas será que precisa mesmo de pagar dinheiro extra por auscultadores sem fios e preocupar-se com a bateria e em ter de os carregar? 

Se apenas utilizar os auscultadores em casa ou no trabalho, sentado em frente do computador enquanto trabalha, ou mesmo se os utilizar durante o caminho para o trabalho, é melhor pensar duas vezes antes de pagar mais por auscultadores sem fios. 

Se for alguém que gosta de ouvir a sua lista de música preferida ou podcasts enquanto treina ou se o seu trabalho é algo físico que implica estar longe de um computador, então auscultadores sem fios serão a escolha ideal para si, e, apesar de serem mais caros, irão compensar no dia-a-dia pois poderá ouvir o que quiser sem ter de estar perto de um computador ou ter de estar limitado pelo alcance dos fios. Nos auscultadores sem fios, há que ter em atenção se incluem funcionalidades tais como botões para alterar o volume, mudar a música e colocar em pausa para que possa controlar o que está a ouvir de onde está.

Conforto: Se tiver que usar algo à volta da sua cabeça, mais vale ser confortável. O material e a forma como se adapta a sua cabeça são fundamentais para que tenha uma experiência da qual possa desfrutar. 

Os apoios nos ouvidos não devem ser demasiado firmes. Ao serem demasiado firmes, após algum tempo de uso e com os movimentos, vai causar fricção que causa desconforto e pode até causar feridas na orelha.  A banda que fica sobre a cabeça deve ser almofadada ou deve ter um material espumoso para que não se torne incómoda nem cause fricção, especialmente se estiver em movimento

Essa mesma banda não deve ser demasiado apertada, apesar de parecer não sentir qualquer problema durante os primeiros minutos de uso, após uma hora ou mais de uso irá sentir a sensação de aperto na cabeça e pode até causar dores de cabeça devido à pressão que é aplicada na cabeça.

Cancelamento de ruído: Hoje em dia esta funcionalidade já vem incluída mesmo nos auscultadores mais acessíveis mas nem todos a têm, e é algo considerado imperativo se ouvir música ou podcasts em lugares onde existe bastante ruído, tal como em ambientes de trabalho ou durante viagens. 

Esta funcionalidade irá fazer com que o ruído proveniente de fontes ao seu redor seja significativamente reduzido ou até totalmente eliminado, dependendo da qualidade dos auscultadores. 

É claro que, em algumas situações, eliminar o ruído por completo não é aconselhado e pode ser até perigoso e é por isso que deve ter esta funcionalidade em especial atenção ao comprar o seu par de auscultadores.

Qualidade de som: Esta é a mais óbvia mas convém mencionar na mesma. 

Apesar de ser bastante relativo devido aos gostos de cada pessoa, alguns auscultadores podem-se adequar mais aos amantes do bass, tais como os auscultadores da Beats enquanto que os da V-MODA são os mais favorecidos pelos fãs do Rock.  Vale a pena investigar cada marca e as características dos auscultadores para saber se de facto são os que se adaptam mais ao seu estilo de música favorito ou não.

Comprar auscultadores online

O normal na compra de auscultadores é ir a uma loja e experimentar a qualidade do som, a forma como eles se adaptam à sua cabeça e sentir como se sente com eles durante alguns minutos. 

Ao comprar online isto é simplesmente impossível e, infelizmente, pode acabar por ter uma má experiência dependendo das políticas de retorno da loja que escolhe. 

Procurar as dimensões dos auscultadores: Esta é possivelmente a dica mais importante no que toca a comprar auscultadores online. As imagens muitas vezes enganam, e apesar de parecer que os auscultadores têm as dimensões certas, ao chegarem repara-se de imediato que são demasiado pequenos ou demasiado largos para a nossa cabeça. Dependendo da loja podem nem poder devolvê-los depois de abertos e acaba por gastar dinheiro e tempo num produto que nem pode utilizar. Procurar pela descrição do material da banda e da zona dos ouvidos: Muitas lojas não acham relevante incluir esta informação na descrição do produto online, no entanto, como foi averiguado acima, é preferível comprar auscultadores com uma banda almofadada/esponjosa e com um material para a zona dos ouvidos que não seja de renda/tecido.

Isto é fundamental para se assegurar de que terá uma experiência confortável com os seus novos auscultadores. 

Sugiro procurar em lojas dedicadas à venda de auscultadores, que costumam incluir até estes detalhes, em vez de procurar em lojas de retalho que apenas apresentam as características mais óbvias.

Procurar por avaliações do som dos auscultadores no YouTube: É impossível perceber o quão boa a qualidade de som é através de ler alguns comentários sobre o produto ou através da descrição feita pela loja. 

No entanto, existem muitos canais de youtube que fazem avaliações de produtos tecnológicos, incluindo auscultadores, e canais de música onde experimentam vários tipos de auscultadores. Muitas das vezes até incluem amostras do som tal e qual como ele é ouvido através desses auscultadores.

É extremamente útil para ter uma ideia de como várias músicas podem soar nesses mesmos auscultadores e também para receber uma opinião vinda de profissionais da indústria.