Como Escolher a Máscara de Cabelo Ideal

Alicia Barbara

Concordemos, logo de início, numa questão: a larga maioria das pessoas com cabelos na cabeça gosta de os ter cuidados. Esta é uma tendência que atualmente já não é exclusiva das mulheres. Os cuidados capilares há muito que fazem parte da nossa rotina e, convenhamos, muitos de nós não saímos de casa sem nos olharmos uma última vez ao espelho e ajustarmos não só a roupa como também darmos um toque final no cabelo. Ainda assim, nem sempre é fácil estarmos satisfeitos com o que temos e a procura por cabelos mais saudáveis é uma constante na nossa vida. À partida, quem tem cabelos virgens e procura fazer com que eles cresçam, já tem uma boa base para começar a cuidar do seu cabelo visto que haverá poucas (ou menos) hipóteses de ter o cabelo muito danificado, assumindo que não tenha química, como descoloração intensa, cortes químicos ou as malditas das pontas espigadas. 

Infelizmente, encontrar os produtos ideais para os nossos cabelos não é tarefa fácil e pode até revelar-se um projeto dantesco caso estejamos a começar do zero e não tenhamos a mínima noção do que fazer em primeiro lugar. É importante termos algumas noções para que a frustração não se instale e deite por terra toda a vontade que tínhamos inicialmente. 

Em primeiro lugar temos de saber que assim como as pessoas não são todas iguais, os cabelos também não e é isso que ditará a forma com a qual temos de lidar com eles. Em segundo lugar, há que criar o “mindset” de que os nossos cabelos também precisam de mimos e mais, eles gostam de ser mimados! Outra coisa que é importante ter presente é que, infelizmente, há casos em que a única solução é mesmo cortar o cabelo e começar do zero. Finalmente, mas não menos importante: o produto que serve e é bom para o cabelo da amiga pode não ser necessariamente bom para o nosso.  Há, no mundo da cosmética capilar um sem número de produtos que ajudam em muito o nosso cabelo e as máscaras estão a conquistar o coração dos clientes, dado que, entre outros fatores, aliam o custo ao benefício. A crescente preocupação dos consumidores em utilizar produtos cada vez mais naturais mostra ter razão de ser e é por isto que é cada vez mais frequente encontrar nas prateleiras dos supermercados produtos com os selos “cruelty free” (livre de crueldade animal), “vegan”, biodegradáveis ou orgânicos. 

Diferentemente de outros produtos, as máscaras atuam na parte mais interna do cabelo, chegando às suas zonas mais profundas. Um cabelo saudável e cuidado é visivelmente mais bonito, tem mais força, mais brilho e uma textura mais suave e sedosa, para além de estar mais protegido contra os efeitos do clima, seja ele quente ou frio. Além do mais: quase todas as máscaras mais naturais têm um cheirinho maravilhoso!

Engana-se quem pensa que estas máscaras são todas iguais ou fazem todas o mesmo. Consoante a necessidade que o nosso cabelo tem, essa será a máscara que devemos utilizar. Se tens dificuldade em encontrar máscaras que realmente façam a diferença no teu cabelo, confere já aquelas que tens mesmo de experimentar:

MÁSCARA DE RECONSTRUÇÃO ARGAN OIL da Lola

óleo de argão promete devolver a vida aos cabelos extremamente danificados. Ele reconstrói os fios, repõe aminoácidos, restaura e protege os cabelos, deixando-os mais fortes, brilhantes e incríveis. Esta máscara tem uma fórmula sem sal, sem parabenos nem sulfatos, o que faz dela uma poderosa aliada para as adeptas do Low e No Poo, já que também não tem ftalatos, parafina nem corantes sintéticos. Jogam a seu favor a existência de vitamina A, D e E na sua constituição, assim como obviamente o Óleo de Argão, que é um antioxidante natural. Podes dizer adeus ao desgaste dos fios causado pelo sol, pelo vento, pelo secador e alguns processos químicos como a descoloração.

MÁSCARA DE RECONSTRUÇÃO ELSEVE ARGININA RESIST X3 da L’Oréal

Indicada para cabelos fragilizados e quebradiços, esta máscara deixa os cabelos mais fortes e mais resistentes, visto que reforça a fibra capilar. A sua ação é tripla: age no bulbo, na raiz e na fibra através da Arginina — um aminoácido super amigo do teu cabelo, que estimula a microcirculação. Sabias que sem Arginina o teu cabelo não cresce? Mais um motivo para experimentares esta bomba reconstrutora.

MÁSCARA DE NUTRIÇÃO PRÓ-CACHOS SECOS da Real Natura

Se o teu cabelo é encaracolado, esta é uma máscara que tem de fazer parte da tua rotina de cuidados capilares. Por serem encaracolados ou crespos, esta categoria de cabelos tem dificuldades acrescidas em fazer com que os nutrientes cheguem às pontas, por serem tendencialmente mais secos do que os lisos. A Pró-Cachos Secos nutre intensamente os fios, mantendo-os sem nós e fáceis de pentear, ajuda a acabar com o frizz e ainda dá forma aos teus cachos. Podes usá-la antes do duche, quase como um pré-tratamento, ou da forma convencional, deixando atuar no mínimo três minutos. Dentre os ingredientes mais benéficos encontram-se a azeitona, rica em ácidos gordos e vitamina E, manteiga de karité, manteiga de cacau e vitaminas A, C e E.

MASQUE MAGISTRAL da Kérastase

Ideal para os cabelos que além de estarem extremamente danificados e secos, são também muito espessos. A Kérastase selecionou, entre milhares de plantas, o extrato de Rizoma de Íris pelas suas propriedades mega nutritivas e combinou-o com a resina da Árvore de Benjoim (já muito utilizada por outras marcas na área da cosmética). O resultado é uma máscara cheia de power nutritivo para a tua fibra capilar.

PAPAYA HAIR FOOD da Fructis

Esta máscara tem na sua composição 98% de produtos de origem natural. Ela é biodegradável, tem óleos vegetais, é “vegan” e testada dermatologicamente. Também não tem silicones, parabenos nem corantes artificiais. Outra das suas vantagens é que podes usá-la como condicionador ou ainda como cuidado de styling. No fundo, é uma máscara de hidratação perfeitamente capaz de reparar alguns danos, facilitando o desembaraçar.

MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO MANDIOCA da Haskell

De textura consistente e com pedaços de mandioca, esta máscara da Haskell fortalece os fios, combatendo o seu envelhecimento e conferindo ao cabelo um alto poder hidratante. Ela é super rica em proteínas, vitaminas A e C e ainda minerais como ferro, cálcio e fósforo. Em suma, o teu cabelo rejuvenesce e fica ainda mais forte e com mais brilho.

Em suma, escolhe a tua máscara de acordo com o objetivo que queres atingir. Ela é imprescindível no cuidado com os fios, para que tenhas um cabelo saudável por dentro e por fora.