Volta às aulas: Os 6 melhores acessórios Tech

Alicia Barbara

Se tu és daqueles que se prepara para regressar às aulas e gostas dos gadgets tecnológicos, há alguns que não podem faltar. Seja pela sua utilidade, pelos seus aspetos práticos ou para ir ao encontro das necessidades de virtualidade propostas pela transformação digital atual, na que ninguém foi deixado de fora (nem mesmo o setor da educação).

Tablets

Poderíamos dizer que é uma companheira quase perfeita para a volta às aulas e que também, é capaz de se adaptar perfeitamente aos alunos mas pequenos. As tablets evoluíram enormemente nos últimos tempos, a tal ponto que alguns modelos já incluem lapiseira e lápis ótico. Isso permite, por exemplo, que os alunos possam fazer anotações durante la classe de forma digital ou mesmo criar bosquejos de ideias ou projetos na sala de aula.

O importante é também que são aparelhos que praticamente se adaptam às nossas necessidades e, acima de tudo, uma tablet têm um peso que dificilmente notaremos nas nossas mochilas.

Por outro lado, se adquirirmos uma tablet com boa capacidade de armazenamento, além de podermos consultar online todos os materiais de que necessitamos, poderemos desfrutar dos nossos livros em formato digital a apenas um clique de distância.

Computador portátil

Se você for um aluno mais avançado, como pode ser um estudante universitário, talvez uma tablet não seja suficiente para seu retorno às aulas. Embora existam tablets muito poderosas, em alguns casos elas não suportam uma grande quantidade de arquivos ou nem mesmo são compatíveis com todos os aplicativos disponíveis no mercado que você pode precisar.

A primeira coisa a levar em conta é o uso que vamos dar al ordenador portátil, pois se trabalharmos com programas pesados ou de programação, precisamos de um computador capaz de suportá-lo sem sacrificar o desempenho esperado.

Para isso, é preciso prestar atenção para pontos como: processador, RAM, placa gráfica, disco rígido, que tenha uma tela com boa resolução e do tamanho que precisamos e, acima de tudo, que tenha uma bateria que dure um bom tempo.

Fones de ouvido

Hoje em dia, os fones de ouvido são praticamente uma extensão no corpo das pessoas e, principalmente, dos mais jovens. E embora sejam usados em mais de uma ocasião para ouvir música, é também um elemento básico para a volta às aulas.

No mercado temos centenas de modelos diferentes e é um aparelho que evoluiu tanto que hoje existem modelos que até possuem cancelamento de ruído (embora não sejam os mais baratos). Um dos primeiros aspetos antes de escolher um é o tipo de fone de ouvido que queremos, pois é necessário encontrar um que se adapte à morfologia do nosso ouvido.

Além disso, hoje também é possível escolher se os queremos com cabo, bluetooth ou wireless. Muitos fones de ouvido incluem um controle de reprodução no cabo, bem como um microfone para uso com as mãos livres.

Teclado e mouse sem fio

Os teclados de hoje têm muitos recursos a oferecer: maior conforto, ergonomia caprichada, teclas especiais e controle integrado de aplicativos, conectividade sem fio e muito mais. Portanto, se seu orçamento possibilita que você pense mais em comprar uma tablet do que um computador, esses acessórios podem ser uma boa ideia.

Para escolher o melhor teclado sem fio, uma recomendação pode ser pensar em algo elegante, de desenho compacto e ergonômico, com bateria incluída e se possível, com mouse óptico.

No caso de um mouse, é importante que seja leve, de tamanho médio, cujo design proporcione conforto aos pulsos do usuário, pois se passamos muito tempo é necessário que a mão permaneça com uma postura correta.

Memórias USB ou disco externo

Se quisermos manter todas as nossas informações seguras, precisamos de um plano B. Um disco rígido externo é útil para armazenar e transportar todos os tipos de arquivos, manter cópias de backup de seus dados seguras e até armazenar grandes volumes de imagens.

Algumas das questões a levar em consideração ao escolher um disco rígido externo são: capacidade de armazenamento (que pode variar de 500 GB a 20 TB sem muitos problemas), velocidade (uma questão relacionada ao tipo de conexão usada pela unidade), tamanho, resistência, entre outros.

No caso das memórias USB (pendrive) elas oferecem cada vez mais, uma maior capacidade de armazenamento e com o passar do tempo, seu custo tem diminuído. Ao mesmo tempo, existe todo um mundo de design à sua volta, pois poderemos encontrar memórias USB com a cara do Mario Bross, Iron Man ou Harry Potter.

Lâmpada LED para escritório

Voltar à escola significa, entre outras coisas, que passaremos novamente longas tardes e noites estudando. E, embora a melhor luz para trabalhar ou estudar seja provavelmente a natural do sol, você precisará de uma iluminação de LED para lhe fazer companhia à noite.

E o que devemos levar em consideração na hora de escolher uma lâmpada? O lúmen que ela oferece porque entre 400 e 500 é o que se recomenda, o índice de reprodução cromática, a temperatura da luz já que se sugere uma quantidade que varia entre 4.000 e 5.000 graus Kelvin.

Alguns dos modelos mais inovadores já incluem uma função de desligamento automático e uma porta USB para carregar dispositivos móveis. Para alguns é também essencial que possa ser curvada ou que o seu design seja suficientemente flexível para se adaptar à necessidade do momento ou ao tipo de escritório.

Banco de energia ou bateria portátil

Você nunca sabe quando vai ficar sem bateria e é melhor ter cuidado para chegar ao final do dia com nosso tablet ou smartphone funcionando conforme a necessidade do momento. Entre as características que podemos observar na hora de escolher uma bateria portátil está a capacidade, e o importante neste ponto é que se medirmos bem poderemos carregar nosso celular pelo menos duas vezes sem a necessidade de energia elétrica. 

Nos bancos de energia existe uma espécie de compromisso entre capacidade e portabilidade, por isso existem algumas muito pequenas e outras muito mais visíveis. Logicamente, as baterias de maior capacidade são as maiores e mais pesadas, mas felizmente existem modelos com um design mais compacto e fácil de transportar.

Finalmente, é relevante observar que os bancos de energia incluem diferentes opções de portas USB, de forma que não precisamos depender de adaptadores extras.

Impressora

Ter uma impressora em casa para imprimir, copiar e digitalizar o seu dever de casa ou o trabalho dos seus filhos não só é muito pratico, também ajuda a que nenhuma tarefa se torne uma dor de cabeça aos domingos à noite. 

Atualmente existem modelos pequenos e compactos, com conectividade via WI-FI e simples de usar, podendo ser facilmente instalados em qualquer lugar da sua casa. Uma das facetas mais complexas no mundo das impressoras, está nos cartuchos de tinta ou toner. Por isso, não estará demais que, antes de fazer a compra, você se informe sobre o preço que teria que pagar por eles, para não levar grandes surpresas.

Mochila

Há um elemento que não está ligado em lugar nenhum, mas que não pode faltar no retorno às aulas e é uma mochila. É claro que precisamos de algo capaz de abrigar aqueles dispositivos que adquirimos para iniciar as aulas com o pé direito. Primeiramente o melhor é escolher uma opção que ofereça muitos pequenos espaços e compartimentos para poder encaixar tudo o que for necessário.

Todos deveríamos aprender a escolher uma boa mochila para assistir na escola e evitar, no mínimo, dores nas costas. Um dos aspetos a ter em conta é que quanto maior for o número de compartimentos, mais equilibrada será a distribuição do peso e, na medida do possível, é preciso uma mochila com alças bem acolchoadas para ajudar nesta tarefa de distribuição do peso.

Para os mais novos e durante os primeiros estágios da escola, os modelos de mochilas com rodas costumam ser escolhidos para ajudá-los a atender às suas necessidades sem afetar as costas devido ao peso.