Procura um colchão? Temos o guia de compra para si!

Alicia Barbara

Neste artigo, reunimos algumas dicas úteis para escolher o melhor colchão para si, num processo de escolha simples e direto. Afinal, escolher um colchão ideal não é tarefa nada fácil!

Faça uma lista das suas preferências

As preferências de colchões tendem a ser bastante pessoais, por isso, ao procurar o seu par perfeito, a principal consideração é... você! Antes de começar à procura de um colchão na internet, pode ser muito útil fazer uma lista do que deseja, a fim de melhor focar a sua pesquisa. Não se esqueça de incluir o seu parceiro nesta tarefa, se aplicável.

Eis algumas questões a colocar a si próprio:

  • O que é que mais gosto no meu colchão atual?
  • O que é que menos gosto no meu colchão atual?
  • Em que tipo de superfície é que costumo dormir melhor? Numa superfície dura como o chão, ou numa o mais macia possível?
  • Quais são as minhas maiores preocupações ou perguntas quando começo a pesquisar sobre colchões?
  • Por quanto tempo espero usar o meu próximo colchão?
  • Será necessário substituir também algum acessório (armação/almofadas/etc.)?

Os diferentes tipos de colchões

Um dos primeiros lugares onde as pessoas tendem a ficar presas no processo de compra é a determinação do tipo de colchão que é melhor para elas. Não há um único tipo de colchão que satisfaça 100 por cento das pessoas. No entanto, comparar os prós e contras de diferentes materiais antes de começar a comprar pode dar-lhe uma pequena ideia.

Colchões de molas

Por exemplo, os colchões de mola são mais comuns e conhecidos, os modelos básicos podem ser bastante baratos e o conforto inicial é muitas vezes bom. Contudo, estes tipos de colchões tendem a ser mais propensos à flacidez e à dor, ao mesmo tempo que têm uma menor satisfação média de acordo com sites de revisão.

Colchões de espuma

Os colchões de espuma, o segundo tipo mais popular, têm a maior taxa de satisfação média do proprietário e estão associados a uma boa sensação e pressurização, longevidade e isolamento do movimento. Mas nem todas as marcas são iguais, uma vez que algumas são mais propensas ao calor e aos odores do que outras, e a qualidade pode variar muito.

Colchões de látex

Os colchões de látex têm uma sensação semelhante aos colchões de espuma de memória, oferecendo um contorno de corpo inteiro com um toque de ressalto. Muitos clientes que procuram um colchão orgânico ou hipoalergénico tendem a escolher um colchão de látex natural.

Colchões de ar/água

Os tipos menos comuns, como os colchões de ar e os colchões de água, também têm benefícios distintos que atrairão pessoas diferentes, pelo que fazer um pouco de pesquisa online sobre estas variedades e tecnologias pode ser útil para decifrar as diferenças que encontrará. Por exemplo, o tamanho e o número de câmaras de ar dentro de um colchão de ar influencia o seu conforto.

E a firmeza do colchão?

A firmeza é outro grande ponto de confusão para os compradores. Tal deve-se em grande parte à dificuldade de comparar as firmezas entre marcas e tipos, à falta de uma categorização padrão, e à definição pessoal de conforto.

Os fabricantes de colchões geralmente rotulam as camas algures numa escala de muito mole a muito firme, mas o modo como a cama realmente é sentida pode variar de marca para marca e mesmo dentro das linhas. Para complicar ainda mais as coisas, a maioria das camas costuma amolecer frequentemente no primeiro ano ou dois.

Não se esqueça do tamanho certo!

Geralmente, as pessoas têm uma boa noção do tamanho do colchão que querem, mas ainda assim vale a pena pensar antes de comprar uma cama nova. Afinal, um colchão demasiado pequeno pode levar ao desconforto, e um colchão demasiado grande pode deixá-lo com pouco espaço para a mobília do quarto.

Os solteiros costumam dormir em qualquer tamanho, mas os casais não devem dormir em nada mais pequeno do que um colchão queen. As crianças que fazem a transição de um colchão de berço mudam-se frequentemente para uma cama de tamanho twin ou twin XL.

Eis as dimensões gerais dos colchões:

  • Twin 90 cm x 190/200 cm
  • Double 135 cm x 190/200 cm
  • Queen 150 cm x 190/200 cm
  • King 180 cm x 200 cm

Lembre-se das especificações

Geralmente, gostamos de pensar que produtos bem conhecidos ou mais caros são inerentemente melhores, mas quando se trata de colchões isto muitas vezes não é verdade. Em comparação com o nome ou preços, os detalhes por baixo das capas dir-lhe-ão mais sobre a qualidade, durabilidade e valor potencial de um colchão.

Com os colchõess de espuma, por exemplo, os elementos chave a ter em conta incluem a densidade da espuma com memória, a densidade do núcleo da espuma, a espessura das camadas, a cobertura e os materiais à prova de fogo. Poderá descobrir que as camas com pontos de preço semelhantes variam significativamente em termos de qualidade, independentemente do tipo.

Procure sempre descrições detalhadas de que são feitas as diferentes camadas do colchão, incluindo núcleos de suporte, camadas de conforto, contagem e calibre da mola, e outros componentes. Estes detalhes podem ajudá-lo a determinar quão comparáveis são as diferentes camas e qual a que melhor se adapta a si.