O seu guia de compra de ratos de computador

Alicia Barbara

A grande parte das pessoas passa uma parte significante do seu tempo com um destes acessórios informáticos na mão, portanto faz sentido querer escolher um que se adeque às suas necessidades, sejam da área de gaming ou do trabalho, quer queira estar em frente do computador ou no conforto da sua cama, e acima de tudo, que se adapte adequadamente à sua mão.

Neste artigo, vamos explorar em detalhe os ratos de computador para que possa ter um conhecimento mais amplo sobre o leque de opções que tem disponível relativamente à escolha deste simples dispositivo.

Fatores a considerar ao escolher o seu futuro rato de computador

Apesar da escolha de um rato parecer algo trivial para muitas das pessoas, a verdade é que o rato que escolher pode mudar de forma dramática a forma como utiliza o seu computador e o seu nível de conforto.

Rato com ou sem fio?

As duas grandes categorias de ratos de computador. Este fator irá influenciar a forma como utiliza o seu computador e também terá uma grande influência no nível de conforto que poderá ter. Os ratos sem fios permitem-lhe interagir com o seu computador sem ter de estar sentado em frente a ele, como por exemplo da cama, ou de qualquer outra parte da divisão.  Apesar de geralmente serem mais caros do que os ratos com fios e, dependendo do modelo, serem alimentados a pilhas, a tecnologia evoluiu bastante, ao ponto de funcionarem vários meses usando a mesma pilha com uma média de uso de 4 a 5 horas por dia. Como é claro, a despesa a longo prazo será superior à de um rato com fios, mas o conforto que obtém com esta opção mais do que compensa o dinheiro gasto, especialmente se utilizar o computador para atividades de lazer mais do que para trabalho. 

Os ratos com fios permanecem competitivos no mercado, sendo a opção mais económica e permanecendo a escolha mais indicada para longos dias de trabalho em frente do ecrã, sem ter de se preocupar com a bateria do seu rato. 

Mas há mais! Uma terceira categoria que tem vindo a emergir nos últimos anos e que combina o melhor dos dois mundos. Os ratos híbridos funcionam com e sem fios, carregando a bateria quando está ligado com o fio e usando a energia armazenada na bateria quando desconectado.

São sem dúvida os ratos mais caros no mercado, mas combinam o conforto de um rato sem fios com a longevidade de um rato com fios, sem ter de gastar dinheiro em pilhas ou esperar que recarregue. 

O único ponto negativo deste tipo de rato é que devido ao sistema híbrido, a bateria pode acabar por viciar tal como em qualquer outro dispositivo que depende de uma bateria para a sua alimentação e, portanto, deve ter em mente que tem de o utilizar de forma correta para que no fim não acabe por ficar com um rato com fio que lhe custou bastante acima da média. 

Conforto da mão

Os ratos variam em tamanho, formato e até em número de botões. Escolher um rato que se adeque à sua mão não só irá melhorar o conforto da sua mão ao longo do tempo de uso, como também o do seu pulso e prevenir, por exemplo, a síndrome do túnel cárpico e aliviar a dor de polegar. 

Para conseguir este efeito, os ratos ergonómicos são a sua melhor opção. Eles estão adaptados à correta postura da mão, pulso e braço. A sua forma de utilização promove uma postura correta da mão, a mão fica bem assente no rato e não há tanta força aplicada no pulso. Por exemplo, este rato ergonómico da PICTEK permite uma utilização confortável do rato, com a mão numa posição ergonomicamente correta.

Não têm uma diferença de preço substancial em relação aos ratos de formato típico e são sem dúvida muito mais recomendáveis do que estes últimos para pessoas que passam horas no computador.  Devido a este fator, não é de espantar que se tenham tornado nos ratos favoritos das comunidades de gaming, e de facto, muitos dos modelos têm uma estética gaming mas, várias empresas também produzem modelos mais profissionais para os utilizadores que simplesmente trabalham muitas horas em frente do computador.

DPIs

OS DPIs (Dots Per Inch) que em português significa Pontos por Polegada determina a distância que o ponteiro do rato viaja a cada movimento. 

Apesar de poder parecer ser algo negligenciável, ratos com valores de DPI mais elevados podem favorecer-lhe se trabalhar num espaço limitado, pois utiliza menos espaço para movimentar o ponteiro do rato. 

No entanto, este fator tem um impacto ainda maior nas áreas do gaming e do desenho. Ratos com DPIs personalizáveis dominam estas duas áreas devido à flexibilidade que dão ao utilizador, quer seja num jogo de tiros onde o rato precisa de ter movimentos precisos e rápidos ou em programas de desenho onde certos detalhes necessitam que o rato tenha um maior nível de precisão e não se mova tão rápido. Por exemplo, o rato sem fios da TECKNET, que tem um preço bastante acessível, permite personalizar os DPIs.

Material de construção

O material de construção é bastante importante não só pela proteção que pode oferecer ao rato em si mas também pelo fator da durabilidade e facilidade de limpeza que pode oferecer. 

Ratos de plástico barato desgastam-se facilmente e as teclas têm tendência a partir, não só com o uso, mas também com os métodos de limpeza. É importante que escolha um rato que tenha superfícies tanto em borracha como em plástico que seja compacto. Apesar de acabar por ser um pouco mais pesado do que um rato de plástico simples, a durabilidade e o nível de limpeza que acaba por obter é muito superior.