Estantes, um elemento de decoração cheio de estilo

Walter Erico

As estantes são peças de decoração fantásticas por uma série de razões. Não só acrescentam espaço para guardar livros, caixas e acessórios, mas também podem mudar verdadeiramente a estética de uma divisão da casa. As estantes devem adequar-se ao seu estilo de vida, e ao espaço de que dispõe, por isso é muito importante considerar para que é que as vai utilizar. Antes de escolher uma estante, faça as seguintes perguntas:

  • Qual é o principal propósito da estante? É apenas por razões de exposição ou vai utilizá-la para armazenar algo específico?
  • O que é que vai colocar nela? Terá de questionar o material e a robustez da prateleira se vai armazenar coisas pesadas. 
  • Onde fica na casa? É para uma entrada, uma parede descoberta ou uma cozinha?

Estante de exposição

Uma estante de exposição é uma excelente forma de adicionar um ponto focal a uma divisão da casa, e se for bem desenhada pode fazer um destaque fantástico. Use-a para expor artigos de coleção ou artigos de decoração que pretende destacar. Pode jogar com a disposição dos objetos para criar decorações mais modernas ou tradicionais, brincando com as simetrias e sobreposições. Por exemplo, esta estante da DAWNYIELD é perfeita para estilos mais rústicos e vintage e cada prateleira suporta 13 kg.

Dica de decoração:

Ter uma prateleira de parede a parede cria uma aparência verdadeiramente moderna. Recomendamos vivamente este estilo de prateleira para uso decorativo. Use-o para exibir belas peças de arte, acessórios e fotografias com significado especial para si, e brinque com a exposição para tornar a prateleira uma peça de arte.

Estante de arrumação

As estantes de arrumação são ótimas para organizar os objetos soltos e manter uma decoração mais limpa e arrumada. Geralmente, são usadas nos escritórios ou quartos de brinquedos, mas podem ser utilizadas em qualquer divisão, desde que sejam adequadas ao estilo de decoração e finalidade.

Dica de decoração para os leitores ávidos:

  • As prateleiras de arrumação devem ter sempre pelo menos 30 cm de profundidade para poderem caber livros maiores;
  • Deixe sempre alguma altura acima dos livros para que os possa puxar facilmente para fora;
  • Os livros de capa dura são pesados, pelo que necessitarão de prateleiras mais robustas.

Dica de decoração:

Se tem muitas coisas que quer armazenar numa prateleira mas não quer que pareça desorganizada, use cestos de arrumação. Os cestos dão um aspeto muito mais arrumado, e são fantásticos para manter as coisas organizadas. Escondem a papelada e os objetos soltos! Por exemplo, esta estante de três níveis da HOMCOM, permite fazer uma arrumação com cestos cúbicos. Por ser branca, permite jogar com várias cores e diferentes estilos de decoração.

Estante com propósito específico

Se tem um lugar específico na sua casa que requer uma prateleira para uma finalidade, considere para que a está a utilizar. Por exemplo, pode usar uma estante no hall de entrada para servir como zona de guardar sapatos e de desinfeção (não precisa necessariamente de uma sapateira). Que tal esta estante da Habitdesign, disponível em várias cores pastel? Na casa de banho, pode usar uma estante para guardar produtos de casa de banho e torná-los mais acessíveis aos visitantes. Na cozinha, pode usar uma estante baixa para guardar condimentos, especiarias e produtos que utiliza com mais frequência. Lembre-se sempre de considerar o peso dos objetos que planeia guardar na estante e, se necessário, de fixá-la à parede (especialmente se tem crianças em casa ou animais de estimação). Geralmente, as estantes vêm com as ferramentas necessárias para a fixação (precisará apenas de uma chave, martelo e/ou berbequim).

Ideias para cada divisão

Abaixo, listamos alguma ideias para usar uma estante na sua casa. Afinal, é uma peça de decoração que está muito em voga!

  • Cozinha: uma estante com frascos de vidro de massas, sementes e outros produtos saudáveis; ou uma estante com condimentos e especiarias;
  • Casa de banho: uma estante de bambu com cestos de toalhas, rolos de papel higiénico e produtos de limpeza;
  • Quarto: uma estante de parede com fotografias e souvenirs de viagens; ou uma estante com sapatos e/ou acessórios (cachecóis, chapéus, malas, etc.);
  • Corredor: uma estante na entrada a fazer de sapateira; uma estante que serve de apoio (à semelhança de um aparador);
  • Sala: uma estante de exposição com artigos de coleção; uma estante que serve de apoio à zona da televisão, onde pode guardar comandos, jogos de PlayStation, e pequenas mantas);
  • Sala de jantar: uma estante de exposição com loiça bonita.

Dica de decoração:

Certifique-se de não sobrecarregar a prateleira — pode prejudicar a sua estrutura ou fazê-la ter uma aparência desarrumada. A exposição dos objetos em simetria é perfeita para fazer parecer que tudo tem o seu próprio lugar em cada uma das prateleiras. 

Dica de decoração:

Se estiver a colocar prateleiras altas, certifique-se de que deixa espaço suficiente para os artigos que deseja colocar nelas. Deixe um espaço extra de 10 cm acima para que não pareça apertada ou encurralada contra o teto.

Com vontade de comprar uma estante?

Felizmente, já existem milhares de opções de estantes à venda na internet. Muitas vezes, o envio é gratuito e rápido. A Amazon disponibiliza vários tipos de estantes e, na maioria delas, as entregas são garantidas em 1-2 dias úteis.