Como escolher o smartphone mais indicado para si

Alicia Barbara

Numa era em que as empresas fabricantes de telemóveis tentam superar-se a cada ano que passa e os avanços da tecnologia são constantes, pode tornar-se bastante complicado saber qual o telemóvel mais indicado para nós. Com tanta oferta disponível e com a grande variedade de preços, tornamo-nos inseguros quando chega a hora da compra, ao pensar se estamos mesmo a fazer a melhor escolha, especialmente as pessoas que esperam obter performance acima da média dos seus telemóveis em áreas específicas como fotografia e gaming.

Neste artigo, falamos sobre as características fundamentais pelas quais uma pessoa deve procurar ao comprar o seu telemóvel, os detalhes sobre essas mesmas características para que possa escolher um telemóvel com hardware acima da média e explicamos as várias gamas de telemóveis e com que características pode contar em cada uma delas.

As características fundamentais que deve procurar num smartphone

Bateria: A bateria é sem dúvida um dos componentes mais importantes do telemóvel e, portanto, também o que causa mais queixas entre os consumidores. É necessário procurar por uma bateria com uma grande capacidade, medida em mAh, acima dos 2500 que é a média do mercado, o que faz com que o telemóvel dure mais tempo sem necessitar de carregar e que por consequência prolonga a vida útil da bateria

Processador e RAM:Fundamentais para o bom funcionamento do telemóvel, tanto o processador como a memória RAM são os dois componentes que pesam mais na decisão de escolha do telemóvel. Uma memória RAM de pelo menos 4GB e um processador com pelo menos quatro cores (núcleos) com velocidade acima de 1.0Ghz são essenciais para correr várias aplicações ao mesmo tempo, incluindo aquelas que requerem mais recursos por parte do hardware e para o funcionamento fluído do telemóvel.

Ecrã: A qualidade de imagem é bastante importante, não só para representar de forma realista o conteúdo que vemos no nosso ecrã mas também por causa da saúde dos nossos olhos. Para isto é necessário que o ecrã tenha uma boa resolução de imagem ( de 720x1280 pixels ou mais) e que consiga representar uma ampla quantidade de cores. Capacidade da memória: Com o aumento dos recursos das aplicações e da qualidade das fotografias e vídeos, 10GB de memória já não são suficientes. É necessário um espaço de memória superior a pelo menos 40GB para não ser obrigado a escolher entre uma aplicação ou outra, ou a termos de apagar fotografias e vídeos que gostaríamos de ter disponíveis no telemóvel.

Smartphones de gama alta

Estes smartphones custam entre 700 a 1200 euros, dependendo da marca e modelo, e são ideais para pessoas que querem investir num smartphone que lhes irá durar durante anos e que irá oferecer uma performance de ponta graças ao hardware de alta qualidade. Além de terem um aspecto refinado com traços e linhas desenhadas à perfeição, servem também como um símbolo de estatuto. Nesta gama os consumidores podem contar com processadores de 8 cores (núcleos) com velocidades de 1.0 a 2.5 GHz, memórias RAM desde 8GB até 12GB, capacidades de baterias a partir dos 3600mAh e capacidades de memória acima dos 120GB.

Os telemóveis mais conhecidos desta gama são os iPhones da Apple e os Galaxy da Samsung, mas empresas como a Xiaomi e a Huawei têm vindo a ter um grande sucesso ao expandirem-se para esta gama com telemóveis fantásticos como o Mi 11 (Xiaomi) e o Huawei P40 a preços abaixo da média.

Smartphones de gama média

Para as pessoas que têm algum dinheiro para investir num telemóvel de boa qualidade mas que não têm a necessidade de pagar mais por um produto de ponta nem pelo estatuto, os telemóveis de gama média são a escolha ideal para obter um equilíbrio entre preço e um telemóvel para o uso do dia-a-dia.

 Estes poderão custar entre 250 a 699 € e os consumidores poderão contar com processadores até 8 cores (núcleos) com velocidade entre os 1.0 e os 2.6 GHz, memórias RAM até 8GB, baterias com capacidade até 6000 mAh e capacidades de memória até 120GB.  Existe uma enorme variedade de telemóveis nesta gama, e muitos respondem às mesmas necessidades, com pequenas diferenças entre as capacidades de cada um. É importante usar as métricas indicadas acima e fazer a pesquisa para saber qual o telemóvel que se enquadra melhor com o tipo de uso que lhe quer dar e com o orçamento que tem disponível.

As marcas que dominam esta gama são a Huawei, Xiaomi e a Asus com certos modelos que, apesar de estarem disponíveis a preços acessíveis, conseguem competir em termos de hardware com os telemóveis de gama alta.

Smartphones de gama baixa

Estes smartphones são os mais indicados para quem tem orçamentos baixos ou para quem, simplesmente, apenas necessita de um smartphone para funcionalidades básicas tais como chamadas, mensagens, acesso à internet em espaços públicos e uma galeria de fotografias e vídeos mobile. 

Os Smartphones desta gama podem ir desde os 100 até aos 250 euros e possuem hardware capaz de uma performance média-baixa, alguns tendo RAM de 4GB e processadores de quatro cores(núcleos) com velocidades até 2 Ghz e capacidade de memória entre os 10-64GB. São também de um tamanho mais pequeno comparados aos telemóveis de gamas mais altas o que os torna ideais para um manuseamento fácil e os torna fáceis de guardar em qualquer bolso. São capazes de correr grande parte das aplicações úteis disponíveis e até são capazes de correr os jogos mais básicos para quando for necessário matar o tempo. As baterias são também bastante capazes, algumas possuindo baterias com capacidade até 5000mAh ( no caso do Redmi 8 ) e que duram além de 24 horas. Existem bastante marcas com ofertas nesta gama de preços, incluindo a Apple com os alguns dos seus modelos SE a serem vendidos a 185-195€. A Samsung, a Xiaomi e a Huawei também têm todas ofertas nesta gama, não necessitando de se preocupar em comprar produtos de marcas nas quais não confia.