Como escolher o melhor micro-ondas para si

Walter Erico

Se quiser saber que microondas comprar, veio ao sítio certo. É um dos aparelhos essenciais nas nossas cozinhas e há muita variedade à escolha. Mas deve saber tudo o que um microondas lhe pode oferecer para comprar aquele que mais lhe pode proporcionar, dependendo do uso que fizer dele. Vamos rever as dicas para escolher um microondas.

Onde é que vai colocar o micro-ondas?

Para escolher um modelo, é preciso ter em conta onde irá colocar o microondas na cozinha. Existem dois tipos:

  • Fornos de microondas integrados ou embutidos. São incorporados no mobiliário (alto ou nas colunas). Têm geralmente uma moldura à sua volta que os torna totalmente integrados ou cabem perfeitamente na abertura (60 cm de largura e 40 ou 60 cm de profundidade).
  • Microondas independentes ou microondas de mesa, que são aquelas que são colocadas na bancada, numa mesa, numa prateleira ou num recesso. O acabamento não tem a sensação de "feito à medida" dos anteriores. Em algumas cozinhas este modelo de microondas é escolhido e está escondido atrás de um móvel com uma porta ou persiana.

E a capacidade do micro-ondas?

Porque um microondas não é o mesmo para um casal que para uma família de 4 ou 5 membros. Ou mesmo para aqueles que, mesmo que estejam sozinhos, estão habituados a cozinhar grandes quantidades no microondas.

A capacidade de um microondas é medida em litros e existem micro-ondas de 17 a 40 litros. Para saber que microondas escolher a este respeito, deve pensar no tipo de prato ou recipiente que normalmente utiliza. As bandejas ou pratos maiores necessitam, devido ao seu diâmetro, de um microondas com uma capacidade maior. Se utilizar frascos altos (por exemplo, garrafas), ter em conta a altura do aparelho. Para uma casa onde vive uma pessoa ou um casal, um microondas entre 17 e 25 litros é suficiente.

Não se esqueça da potência

Se está a pensar em como escolher um bom microondas para a sua casa, pense no conceito de potência (aquece mais ou menos rapidamente ou cozinha em mais ou menos tempo). As microondas mais comuns têm uma potência de cerca de 800-900 watts (abaixo desta, as opções de cozedura e aquecimento são reduzidas). Se tiver uma grelha, pode atingir 1.000 watts e se for convecção, pode atingir 1.400 watts. A potência também significa maior consumo, por isso tenha sempre em mente o rótulo energético ao comprar um microondas: A é o mais eficiente e respeitoso e G, o menos. A classificação recomendada é sempre A+++, a melhor forma de poupar dinheiro.

Para que vai utilizar o micro-ondas?

Algumas pessoas só aquecem, outras cozinham. Pense em como vai utilizar o microondas porque o ajudará a escolher o modelo certo.

Para aqueles que aquecem e descongelam, um simples microondas sem outras funções será suficiente. Se também tiver um forno na cozinha, é o complemento ideal.

Para quem gosta de grelhar alimentos no micro-ondas, um microondas com grelha. O grelhador consiste numa resistência elétrica localizada no tecto interior que será útil para a confecção de alimentos acastanhados (mesmo pizza). Permitir-lhe-á cozer a vapor e cozinhar. Tenha em mente que com uma boa técnica o microondas permite muitas opções de cozedura. Se o microondas tiver um grelhador, pense que o poupará de ligar o forno e isto também poupa dinheiro. Para aqueles que querem assar e fazer um bolo no microondas, então devem comprar um microondas com um sistema de convecção. Normalmente têm uma grelha e o seu sistema de aquecimento inclui um ventilador que distribui o ar quente uniformemente. Agora vamos rever os fornos de microondas mais inovadores. Ficará surpreendido com as suas funções.

Pode optar pela inovação

  • Micro-ondas de convecção: Como mencionámos acima, é como um forno elétrico. Permite-lhe cozinhar alimentos com correntes de ar quente. O acabamento é uniforme mas com menos potência do que um forno. Conseguem uma cozinha saudável, rápida e a baixa temperatura.
  • Micro-ondas com vapor: Têm uma caldeira que gera vapor que é transmitido para a parte superior do interior do microondas. A humidade gerada durante a cozedura torna os pratos suculentos e mantém o seu sabor. Além disso, precisará de menos óleo para cozinhar.
  • Micro-ondas que fritam: Esta é uma função incorporada em alguns fornos de microondas topo de gama que atinge uma textura crocante e dourada, como se estivesse a fritar em óleo mas sem ele. No entanto, atingem uma temperatura muito elevada (200 graus ou mais), pelo que são necessários recipientes específicos para cozinhar.

Com ou sem mesa rotativa?

Estamos habituados a ver um prato giratório dentro do microondas. Mas também há modelos que não têm um. Se tiver prato, preste atenção ao material (é melhor se for feito de vidro). Se não tiver prato, poupará espaço no seu interior e a limpeza será mais fácil. Tenha em mente que os fornos de micro-ondas com grelha podem ter um acessório extra, como uma grelha.

Dicas úteis para escolher um micro-ondas

  • Ter a função de descongelação. Pensamos sempre no micro-ondas como um aparelho de aquecimento, mas por vezes, se nos esquecermos de tirar algo do congelador, pode ajudar-nos a acelerar o processo, embora idealmente devêssemos deixar os alimentos descongelar lentamente.
  • Um botão rápido que "acrescenta" 30 segundos de cada vez ao processo de aquecimento, por exemplo. Ou uma função de memória, pelo que só tem de premir um botão para aquecer café ou leite durante a mesma quantidade de tempo de cada vez.
  • Ter opção de agendamento. Isto pode ser uma boa ideia para quem está com pressa. Para isso, escolher um micro-ondas com uma função programável. Aquecerá o prato num momento específico e durante um período de tempo específico.
  • E não se esqueça da limpeza. Facilitar o processo. Quanto menos recantos e recantos no interior, melhor. Os antiaderentes são mais fáceis de limpar.