Como escolher a melhor trotinete elétrica para si em 2021

Walter Erico

Uma trotineta elétrica é muito mais do que apenas um brinquedo para crianças. Ao longo do tempo, tornou-se um meio de mobilidade prático e sustentável em cidades de todo o mundo, ajudando a reduzir a poluição em viagens curtas.

E porque é que a scooter elétrica tem cada vez mais seguidores? Porque é um meio de transporte com muitas vantagens. É fácil de conduzir, dobrável, não tem de ser estacionada (pode levá-la consigo), não polui e é autónoma. Além disso, são um meio de transporte relativamente barato.

Embora possa parecer simples, a escolha da sua scooter elétrica ideal apresenta alguns aspetos importantes a avaliar. Se procura dicas extra sobre as características das trotinetes eléctricas, deve continuar a ler.

Potência

As scooters eléctricas são alimentadas por um motor e uma bateria que é normalmente colocada debaixo da plataforma. A potência pode atingir os 1000 W, um valor perfeitamente de acordo com o que o mercado atual procura, cada vez mais exigente e com uma procura crescente.

Uma bateria com boa potência é muito necessária, uma vez que ter uma boa autonomia é sempre importante. Deve-se ter em conta o peso corporal do utilizador antes de se fazer uma compra. Se pesar entre 90 a 100 kg, a potência mínima necessária para garantir um transporte seguro situa-se entre 500 e 600 W. Se for mais pequeno (60 a 80 kg) ,precisará entre 250 a 400 W.

Como regra geral, uma vez conhecido o orçamento que temos, é sempre aconselhável comprar a scooter com a potência máxima.

Bateria

A bateria é um dos componentes mais essenciais de uma scooter elétrica. A maioria dos modelos coloca-a debaixo da plataforma.

Cada scooter tem as suas particularidades, nem sempre uma excelente qualidade de baterias assegura um excelente desempenho, depende muito da utilização que o utilizador faz dela. Como este é o componente mais importante e caro da trotinete elétrica, a bateria deve ser tratada com cuidado, deixando a scooter elétrica num local ventilado, longe da luz solar direta, fontes de calor e humidade, caso contrário pode afetar o desempenho.

Segurança na condução

A segurança é sempre uma questão muito importante quando se trata de transporte, que também é motorizado. A trotinete elétrica pode ser utilizada tanto por adultos como por crianças (com diferentes limites de idade e tipos), pelo que é necessário saber bem quais os acessórios incorporados no veículo para proteger a nossa segurança. Deve procurar um sistema de suspensão adequado, travões eficientes e uma plataforma larga para evitar quedas e amortecer os efeitos do terreno acidentado.

Travões

Os travões montados no guiador da trotinete elétrica são essenciais para atingirmos velocidades elevadas. Existem travões de tambor, travões de disco, travões hidráulicos e travões electrónicos. Estes últimos não são recomendados, uma vez que podem conduzir a acidentes em caso de falha técnica.

Velocidade máxima

Outros fatores importantes são a velocidade máxima que o veículo pode atingir e o tamanho do quadro. Uma trotinete que consegue atingir velocidades elevadas (cerca de 30-60 km/h) é geralmente adquirida apenas se a utilização for para um adulto e se o percurso for de comprimento médio.

Estrutura

Uma boa trotinete elétrica, independentemente de ser alimentada a bateria ou mecanicamente, deve necessariamente ter uma plataforma suficientemente grande e uma roda de 180-230 mm para assegurar uma estabilidade óptima para o utilizador durante o passeio. A plataforma larga é especialmente útil para percursos mais longos em que a posição centrada da carroçaria é necessária para manter o equilíbrio e o controlo total do veículo. As rodas da scooter elétrica podem ser de diferentes tamanhos. Também podem ter tamanhos diferentes entre as rodas dianteiras e traseiras. Rodas de maior diâmetro permitem uma melhor aderência na estrada, limitando assim os problemas que um solo instável pode causar. Uma roda mais pequena tem menos peso e, portanto, mais agilidade, mas isto pode afetar a estabilidade do veículo.

Peso da trotinete eléctrica, articulação e peso suportado

Uma vez que terá de transportar a trotinete elétrica para a transportar de um lugar para outro quando não estiver a andar nela, o peso do dispositivo é outro aspecto a ter em conta quando estiver a decidir qual comprar.

Quanto mais fácil for de transportar, melhor, pelo que se recomenda que se escolha um modelo leve que pese cerca de 10 - 15 kg no máximo. Para facilitar e tornar mais confortável o transporte de um local para outro, é também importante que seja dobrável, por isso se planeia levá-la consigo muitas vezes é melhor procurar uma alternativa que, para além de ser leve, também possa ser dobrada facilmente.

Qualidade, preço e utilização efectiva

O preço é sempre um componente muito importante. O melhor parâmetro para o comprador utilizar para uma boa comparação é o uso real pretendido da trotinete elétrica.

Aqueles que compram para fins puramente recreativos tenderão provavelmente a investir menos, uma vez que tendem a percorrer distâncias mais curtas. Quem o comprar para uma necessidade real, pode pensar em comprar um meio de transporte que seja qualitativamente melhor, mais eficiente e potencialmente durável ao longo do tempo, como alguma trotinete que tenha amortecimento e maior autonomia para longas distâncias.