Como escolher a impressora ideal para as suas necessidades?

Alicia Barbara

Apesar do avanço no uso e no armazenamento de arquivos digitais com textos e imagens, as impressoras continuam sendo um equipamento presente na maioria dos escritórios e casas. Seja por comodidade, acessibilidade ou hábito, muitas pessoas ainda preferem ter seus documentos em papel ou suas fotos impressas em um álbum para poderem folheá-las. 

Vamos listar abaixo o que você deve considerar na hora de escolher a sua impressora.

Definindo qual a sua necessidade

O primeiro passo é saber como você irá utilizar a sua impressora. Qual será o volume de impressões diárias? Você imprimirá mais documentos coloridos ou apenas em preto e branco? Qual a qualidade de impressão que você necessita? Serão apenas documentos com texto para uma leitura rápida e/ou guardar uma cópia de segurança, ou você deseja imprimir fotos com qualidade e grande quantidade de cores? Qual o tipo mais comum de papel que você irá utilizar? Além disso, boa parte das impressoras, tanto para uso doméstico como para uso comercial, possui multifuncionalidades. Ou seja, além da impressão, elas também funcionam como copiadoras, digitalizadoras e fax. Estas opções fazem parte da sua necessidade?

Impressoras a laser ou jato de tinta?

As duas tecnologias mais comuns existentes no mercado são laser ou jato de tinta. Vamos listar as principais características de cada uma delas para que você possa fazer uma boa escolha.

Impressoras jato de tinta

  • As impressoras jato de tinta, como a Epson WorkForce WF-2830DWF, funcionam com cartuchos de tinta que podem ser substituídos ou recarregados. 
  • São o tipo mais comum para o uso doméstico, pois possuem baixo custo, tanto do equipamento em si como dos cartuchos.
  • São indicadas para uso esporádico ou para baixos volumes de impressão. Em média, cada cartucho é capaz de imprimir cerca de 200 páginas, e a bandeja de papel comporta de 50 a 100 folhas. Considere estes números para saber a sua demanda.
  • Por serem geralmente projetadas para o uso doméstico, costumam ser menores e mais leves. Porém, pelo mesmo motivo, também costumam ser menos robustas e terem menor durabilidade.
  • Aceitam praticamente todos os tipos de papel, inclusive os fotográficos e aqueles papéis mais grossos e/ou texturizados, como os utilizados para cartões de visita e convites.
  • São ideais para a impressão de fotografias de alta qualidade ou documentos que possuem muitas imagens, pois possuem boa qualidade nas cores. Inclusive, se esta for a sua necessidade, há modelos exclusivos para esta finalidade.
  • A qualidade de impressão dos textos costuma ser inferior se comparada aos modelos a laser. Porém, se o seu uso não for para impressão comercial, a qualidade de impressão de praticamente todos os modelos é mais do que o suficiente para a sua necessidade.
  • A velocidade de impressão costuma ser mais lenta do que nas impressoras a laser, apesar da tecnologia das impressoras jato de tinta está avançando e esta diferença diminuiu nos últimos anos.
  • Dependendo do modelo e da tinta utilizada, pode ser necessário aguardar alguns instantes antes de manusear o papel para que a tinta seque. Caso contrário, você poderá borrar a sua impressão.
  • Alguns modelos exigem que os cartuchos sejam completamente substituídos, e outros permitem que os cartuchos sejam recarregados, o que diminui consideravelmente o custo. Este é um importante ponto a ser avaliado antes de escolher sua próxima impressora. Fique atento ao preço dos cartuchos (tanto para substituição como para recarga), pois algumas vezes eles podem sair mais caros do que o próprio equipamento.
  • Opte pelos modelos que possuem cartuchos independentes para cada cor. Alguns poucos modelos possuem todas as cores integradas em um único cartucho, inclusive o preto. Caso seu uso das cores não seja uniforme, pode ser que você tenha que trocar seu cartucho mesmo que alguma cor ainda esteja disponível.
  • Modelos mais novos utilizam a tecnologia bulk ink, onde há um reservatório que você mesmo preenche com a tinta líquida, sem o uso de cartuchos. Isto reduz consideravelmente o custo.

Impressora a laser

  • As impressoras a laser, como a HP DeskJet Plus 4120 funcionam com os famosos toners, que utilizam tinta em pó, ao invés dos cartuchos, que utilizam tinta líquida.
  • São os modelos mais indicados para o uso comercial ou em escritórios, onde o volume de impressão é grande. Cada toner costuma render até 10 vezes mais do que um cartucho para jato de tinta
  • O investimento inicial de uma impressora a laser é bem mais alto do que um modelo jato de tinta, tanto para o equipamento como para a compra do toner. Porém, se você considerar o custo por página impressa, este é bem menor.
  • Por serem projetados para uso comercial, os equipamentos costumam ser maiores e mais pesados, principalmente nos modelos com multifuncionalidade.
  • Não são indicados para a impressão de fotografias, pois a qualidade das cores não é boa e o consumo dos toners coloridos é alto (uma foto pode sair bem cara...). Inclusive, se for utilizar papel fotográfico, a maioria dos pós de toner não se fixam nele.
  • Imprimem textos em excelente qualidade, sendo indicados para impressão de livros, documentos oficiais e impressões comerciais.
  • A grande maioria não aceita papéis muito grossos ou texturizados. 
  • A velocidade de impressão é bem mais alta do que uma impressora jato de tinta.

Outras características a considerar 

Além das questões acima, também é importante considerar a conectividade de sua impressora. Quase todos os modelos possuem conexão USB com o seu computador, podendo também oferecer conexão via Wi-fi ou Bluetooth. No caso da impressora ser compartilhada por vários usuários e/ou acessada por diversos dispositivos, o ideal é optar por um modelo que tenha acesso a uma rede privada (Ethernet), ou a opção de ser conectada na internet e ofereça aplicativos que gerenciam seu uso.

Outra característica é quanto a resolução da impressora. As resoluções mais comuns são 600 e 1200 dpi (pontos por polegada). Caso vá imprimir apenas textos e imagens que não precisem de alta resolução, 600 dpi são suficientes. Para a impressão de fotos e documentos com imagens detalhadas, serão necessários 1200 dpi ou mais.