Balanças de cozinha digitais e práticas para todos os gostos

Walter Erico

As balanças de pesagem são ferramentas importantes em vários âmbitos da vida. Uma balança de cozinha digital pode ser muito útil na confeção de alimentos da melhor qualidade para a sua família. Afinal, algumas gramas podem fazer a diferença numa receita! Comprar uma balança digital para a cozinha pode ser uma tarefa algo desafiante, mas com a ajuda de informação e de conhecimentos adequados, pode ser tão fácil quanto servir uma torta... ou uma lasanha!

Há uma série de balanças de cozinha disponíveis no mercado — desde balanças de cozinha digitais fáceis de usar até equipamentos científicos de alta precisão para testar alimentos, tais como análise de humidade, o peso real de produtos nobres, etc. A maioria das balanças de cozinha estão divididas em quatro categorias principais: ensaios, venda a retalho, uso pessoal e produção. Neste artigo, vamos focar-nos nas balanças digitais de utilização pessoal — aquelas que usamos nas nossas cozinhas no dia a dia e que servem para as refeições do quotidiano.

Onde pretende arrumar a sua balança de cozinha?

Antes de mais nada, pense no armazenamento da balança digital e na sua utilização. Se raramente vai tirar a balança de cozinha da gaveta (ou da prateleira), exceto em sessões ocasionais de culinária, procure algo que possa ser facilmente armazenado. Uma balança digital plana cabe em qualquer gaveta.

Por outro lado, se vai pô-la a trabalhar regularmente, algo em aço inoxidável com um invólucro mais pesado pode ser ideal para si, uma vez que os revestimentos de vidro e plástico de alguns modelos não são tão resistentes. Talvez uma balança com tigela de pesagem possa ser ideal para si.

Vai pesar quantidades menores ou maiores de alimentos?

Se tem uma família grande e tenciona cozinhar grandes quantidades de alimentos, talvez uma balança com um prato maior seja melhor para si. As balanças com grandes tigelas, à moda antiga, podem ser ideias, já que permitem pesar grandes quantidades de farinha, açúcar, cacau, etc.

Se cozinha só para si e não precisa de pesar grandes quantidades de ingredientes, uma balança de cozinha digital plana pode ser suficiente, já que permitirá pesar os ingredientes com recurso a uma tigela normal e à funcionalidade da «tara».

Eis algumas balanças de cozinha interessantes e acessíveis...

Balança de cozinha digital em aço inoxidável

Esta balança de cozinha digital em aço inoxidável, da ETEKCITY, conta com uma alta precisão de pesagem de uma grama e suporta até 5 kg de ingredientes! Vem com as duas pilhas incluídas, para que possa começar a utilizá-la assim que chegar a sua casa. O seu material inoxidável é ideal para a cozinha e evita a corrosão do revestimento. Além disso, pode ainda escolher entre várias unidades de pesagem (o que é fantástico quando estamos a recriar uma receita que vimos num blog americano, por exemplo!). Mais, limpa-se facilmente com um pano húmido.

Por fim, a marca oferece 2 anos de garantia e a entrega é realizada em 1-2 dias úteis em Portugal Continental, sendo que o envio é grátis para clientes Amazon Prime.

Balança de cozinha digital de 10 kg

Esta balança digital da KYG suporta até 10 kg de alimentos, o que é algo impressionante para uma cozinha de cozinha padrão. Além de ser fabricada com aço inoxidável, conta ainda com funcionalidades inteligentes: desliga-se sozinha ao fim de 3 minutos, tem retroiluminação para uma leitura mais fácil dos valores e indica o nível de bateria no ecrã. Na base, inclui 4 pés antiderrapantes.

Tal como acontece com as outras balanças aqui descritas, a entrega é garantida em 1-2 dias úteis e o envio é gratuito para clientes Amazon Prime, em Portugal continental. Vale a pena aproveitar!

Balança de cozinha digital com prato amovível

Esta balança de cozinha digital da Eono conta com uma tigela de pesagem amovível, que pode ser retirada e colocada de forma simples e prática. Assim, pode pesar a farinha e transferi-la diretamente para o robô de cozinha, por exemplo. Além disso, a balança é capaz de medir o volume de ingredientes líquidos (óleo, leite, água...), além do peso dos ingredientes secos.

A marca oferece uma garantia impressionante de 15 anos e a balança suporta até 5 kg, com precisão de uma grama. As duas pilhas necessárias para funcionar (duas pilhas AAA) já vêm incluídas. É verdade: para referência, a tigela de pesagem tem 21 cm de diâmetro e 10 cm de altura.

Balança de cozinha digital em forma de colher

Esta balança de cozinha digital em forma de colher pode ser extremamente útil na cozinha, além de ser bastante divertida e diferente. Permite medir o peso de ingredientes sólidos — como farinha, açúcar, cacau ou café — com uma precisão de 0,1 gramas! Tem várias funções inteligentes, tais como «bloquear leitura», «tara» e conversão de unidades. Pode ainda ser usada para medir medicamentos líquidos (por exemplo, antipiréticos para crianças ou remédios para a tosse em forma líquida). Por ser fabricada com ABS, a colher é resistente e segura. As duas pilhas necessárias para funcionar (duas pilhas AAA) já vêm incluídas na embalagem, que é entregue em 1-2 dias úteis em Portugal continental, de forma gratuita para clientes Amazon Prime.